Se você já esteve ao lado de alguma piscina que ficou por muito tempo sem utilização, com certeza já viu aquela água esverdeada, que deixa até o piso e as bordas escorregadias e cheira como rio, certo?

Esse fenômeno acontece por conta da proliferação de algas, ou fungos, na área da piscina e pode ser facilmente resolvido com a ajuda de um algicida.

No artigo de hoje, iremos falar mais sobre esse assunto e te ajudar a compreender a total importância deste produto.

O QUE É UM ALGICIDA?

O algicida é um produto químico composto à base de íons de cobre quelados, mas também pode ser produzido por meio de sais de ferro, hipoclorito de sódio, cálcio, entre outros.

Ele é utilizado para eliminar ou prevenir o surgimento de algas na água, evitando que ela se torne esverdeada e fique com aquele aspecto escorregadio, do qual falamos anteriormente.

No mercado, você poderá encontrar dois tipos de algicidas: o de choque e o de manutenção.

Algicida de Choque

ALGICIDA DE CHOQUE

O algicida de choque é utilizado para tratar águas que já estão afetadas pela presença de algas, dessa forma, o tratamento será mais eficaz e, após algum tempo, terá uma água limpinha e livre desses organismos.

COMO UTILIZAR:

  1. Com uma escova própria para piscina e o cabo telescópio em mãos, escove o fundo e as laterais da piscina, se desfazendo de toda a sujeira e resquícios de algas, que estiverem presas à estrutura.
  2. Em um balde, dilua 10ml de algicida de choque para cada 1.000 litros de água. Ligue a bomba e coloque o filtro da piscina no modo recircular, jogando o produto por toda a água da piscina de forma homogênea.
  3. Mantenha desta forma por 2 horas e deixe a água em repouso por cerca de 6 a 12 horas. Nesse período, as algas mortas irão para o fundo da piscina.
  4. Para terminar a limpeza, para aspirar o local com o filtro na função drenar.
Algicida de Manutenção

ALGICIDA DE MANUTENÇÃO

Este produto é indicado para piscinas que não possuem algas em seu interior ou que passaram por uma limpeza recentemente, para mantê-la assim. Ele é responsável por evitar que as algas nasçam e se proliferem na água.

COMO UTILIZAR:

  1. Em um balde com água, dilua 5ml de algicida de manutenção, para cada 1000 litros de água da piscina.
  2. Jogue a mistura de forma uniforme por toda à extensão da piscina.
  3. Ligue a bomba e coloque o filtro na função recircular. Deixe assim por 1 hora e desligue a bomba para finalizar.
Cuidado!

CUIDADOS ESSENCIAIS

Mesmo sendo um químico de uso comum, é necessário que, ao manuseá-lo, você tome os cuidados necessários para evitar acidentes ou contaminação, por isso, fique atento aos seguintes tópicos:

  • Não utilize algicida e cloro em conjunto, caso o algicida seja feito à base de cobre.
  • A dosagem ideal do algicida pode variar, de acordo com o fabricante, por isso sempre leia as informações de uso da embalagem.
  • Não utilize o algicida sem diluí-lo na água.
  • Evite contato direto com a pele, olhos e boca.
  • Mantenha o produto sempre na embalagem original.
  • Mantenha o produto longe de crianças e animais de estimação.

Agora que você já sabe para o que serve o produto e como manuseá-lo, esperamos que sua piscina fique sempre limpa com a ajuda de um algicida de qualidade!

Para ter acesso a mais conteúdos como esse, continue acompanhando o nosso blog.